Visita técnica à Usina Hidrelétrica de Marmelos

Fonte:

17visita2

 

Os alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental II realizaram, no dia 16 de maio, uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Marmelos. Localizada no Rio Paraibuna, em Juiz de Fora, ela é considerada a primeira Usina Hidrelétrica da América do Sul. Acompanhados pelo professor de Matemática, Gilberto Lima, e pela professora de Geografia, Márcia Campos, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o funcionamento da Hidrelétrica.

Tombada pelo patrimônio municipal de Juiz de Fora, em 1983, a Usina de Marmelos foi transformada em espaço cultural. Lá foi instalado o Museu de Marmelos Zero, aberto para visitação e administrado pela Companhia Elétrica CEMIG.

“No passeio, observamos como as turbinas funcionam e também fomos até uma parte da usina onde havia um pouco de sua história. Foi um dia muito bom, pois aprendemos um pouco mais sobre a história de nossa cidade”.

Letícia Brandão Fellet, Sétimo Ano A

“Ao chegarmos à Usina, o funcionário da CEMIG, Alexandre, explicou como a água do Paraibuna chegava à Usina, por meio de tubos, gerando uma queda de água. Explicou também como a energia chegava até nossas casas. Entramos em um museu onde havia carteiras antigas, sofá, lousa, escrituras do fundador e uma maquete de toda a Usina.

Fomos dentro de um lugar onde a Usina funciona mesmo! Adorei o passeio. Aposto que todos gostaram também. Espero que possamos voltar”.

Vitória Mira, Sétimo Ano A

 

 

Mais notícias