Durante suas aulas de História com a professora Rita Almeida, as turmas do Sexto Ano produziram uma linha do tempo de suas vidas e das vidas de seus familiares. Feita a partir de uma escala, a atividade estimulou a compreensão do tempo histórico através de sua exemplificação concreta.

                Para o painel, foi estabelecida a escala de 1 centímetro para cada ano, partindo do presente, 2019, em direção ao passado – até 1935. Os alunos participaram colando, com o auxílio da professora, as linhas do tempo correspondentes a eles e a seus responsáveis. O trabalho foi realizado na quadra do colégio e, enquanto cada um dos alunos colava sua linha, os demais ficaram divididos em equipes, escolhendo quais outras informações gostariam de colocar também na linha do tempo: pessoas queridas, funcionários do Colégio, acontecimentos de destaque, ou objetos criados. Essas informações serão usadas na segunda etapa do trabalho.

                Depois de finalizado, os alunos puderam visualizar no painel o “tamanho” de sua linha do tempo em relação à de seus familiares. Ou seja, um aluno com 11 anos de idade, que escolheu familiares com 40 anos cada um, poderá perceber que seu tempo de vida “mede” 11 cm, enquanto a de seus familiares mede 40 cm. Essa visualização do tempo, de maneira concreta, é o que permite à criança compreender a abstração temporal.