Durante a semana que se estendeu do dia 19 até o dia 23 de agosto, ocorreram, no Colégio Nossa Senhora do Carmo, diversas palestras voltadas às turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Motivadas pelo mês vocacional de agosto, as exposições levaram aos alunos diferentes vocações, tais como a missão das catequistas, a matrimonial, a religiosa e a sacerdotal.

Na segunda-feira (19), Luzia Fonseca, coordenadora da catequese na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, com exemplos de experiências próprias e de seus catequizandos, levou aos estudantes toda a beleza da missão das catequistas.

Na terça-feira (20), os pais da aluna Denise Begati agregaram à semana seus relatos acerca do matrimônio. Com vivências de mais de décadas no relacionamento, trouxeram aos alunos os desafios e a importância da família na sociedade atual.

Na quarta-feira (21), Irmã Tiana palestrou sobre a vocação religiosa. Ela, que também é coordenadora da Educação Infantil, contou um pouco de sua bela trajetória até se tornar irmã carmelita e sobre o seu engajamento com crianças, que se manifesta desde jovem.

Na quinta-feira (22), Padre Miguel, da paróquia de São Pedro, falou sobre o chamado sacerdotal. Com relatos de experiências vividas em outros lugares do Brasil, trouxe aos alunos como Deus manifestou-se em sua vida, levando-o ao caminho dos sacerdotes.

Para terminar a abençoada semana, na sexta-feira (22), Irmã Sônia, diretora do Colégio, conduziu um momento de oração entre os estudantes, a fim de que todas as vocações fossem iluminadas pela luz de Cristo. Dessa forma, encerrou-se a Semana Vocacional, transmitindo paz e bênçãos a todos ali presentes.

 

Vinícius Maciel Santos Leite – Segundo Ano do Ensino Médio