As turmas de Quinto e as do Sexto Ano se reuniram no último mês para um jogo lúdico matemático. Os alunos se organizaram para um campeonato de múltiplos.

O objetivo dessa atividade pedagógica foi aproximar os alunos e exercitar o desenvolvimento do raciocínio matemático, da concentração e da descoberta de relações entre múltiplos e divisores com seu cotidiano. Através da atividade também foi possível integrar os alunos com muita diversão e informação.

Vamos aprender a brincar?

Exemplo:

Múltiplos de 3 – 1, 2, PIN, 4, 5, PIN, 7, 8, PIN, …

Múltiplos de 5 – 1, 2, 3, 4, PAN, 6, 7, 8, 9, PAN, 11, 12, 13, 14, PAN, 16, …

Múltiplos de 3 e 5 ao mesmo tempo – PIN PAN!

Errou, sai do jogo!

Acertou, segue em frente!

Os alunos gostaram muito de ter a oportunidade de brincar e de aprender, o que interessou seus colegas dos outros anos! Confira os relatos:

“O professor Alexandre Azalim propôs, espontaneamente, a retomada de uma atividade envolvendo os múltiplos, que é feita em todos os Sextos Anos. Essa retomada fez com que nós relembrássemos um pouco do conteúdo aplicado no Sexto Ano e nos relembrou o quão atentos devemos estar em situações como essa. Para ‘ganhar’ o Pin Pan, eu tive que me manter concentrada durante toda a atividade e controlar o nervosismo. Eu gostei muito de ter a oportunidade de ter participado dessa atividade novamente!”

Luísa Bassi Vieira – Oitavo Ano B

 

“Nosso professor de Matemática, Alexandre Azalim, deixou com que minha turma jogasse, pois comentamos sobre. Várias pessoas jogaram, porém na final ficou eu e a Luísa Bassi, e, felizmente, ela ganhou. Foi tão bom recordar as memórias de dois anos atrás.”

Sofia Helena Pinto – Oitavo Ano B