Educação Carmelita

/Educação Carmelita
Educação Carmelita2017-06-27T14:38:02+00:00

A educação humana é simultânea às exigências do mundo social. Acredita-se que a espécie humana teria perecido se a pessoa não começasse, quando criança, o seu aprendizado sobre a vida e sobre o mundo. Nascemos fracos; precisamos de força. Nascemos desprovidos de quase tudo; temos necessidades de cuidados.

A Educação Carmelita está centrada na pessoa como um todo: corpo e mente, emoção e sentimentos, vida e afeto. Essa maneira de olhar cada pessoa é pressuposto para um crescimento integral. Assim, pode-se afirmar que a finalidade da educação é a humanização do próprio homem e o desenvolvimento de todas as etapas da vida, levada à maior plenitude e à perfeição.

Nossa identidade de Escola Católica aponta caminhos à luz da ótica de Jesus Cristo e, em uma trilha específica, que é a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, pensa-se e realiza-se a educação. Com o cuidado constante e amoroso em cada momento ou fase da vida da criança, do jovem e do adolescente, a Carmelita exerce sua missão em suas diversas Escolas. Em uma urgência própria do dinamismo da vida que acontece, as Instituições Educacionais Carmelitas se apresentam ao mundo de forma sensível e escutante, para responder adequadamente aos desafios da realidade contemporânea.

O Colégio Nossa Senhora do Carmo de Juiz de Fora, sob a Direção das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, oferece os cursos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.